N ° 006 — Uma grande necessidade de transparência e redistribuição de Clouts

DeSo News - pt
9 min readAug 31, 2021

Nos últimos dias, o valor do Clout, que até agora se manteve estável em $ 100, caiu repentinamente para $ 50 e voltou a subir para cerca de $ 70.

Por que essa queda?

Os administradores ainda não deram uma explicação, mas pode-se supor que isso esteja relacionado à próxima listagem do Clout pela plataforma de câmbio Coinbase, que deveria ocorrer no início de setembro, mas que aparentemente será adiada até o início de outubro.

Lembramos que o Clout caiu de $ 185 para $ 105 quando foi listado pela primeira vez por uma bolsa, neste caso Blockchain.com. No entanto, a situação era diferente de hoje: as baleias que acumularam volumes gigantescos de Clouts desde o início do Bitclout finalmente tiveram a chance de tirar parte de seus lucros, e eles o fizeram. Dezenas de milhões de dólares saíram do Bitclout, fazendo com que o valor dele caísse.

Assim que as negociações no Blockchain.com foram abertas, as baleias lucraram com o Bitclout. @JamesHarbal compartilhou esta captura de tela de uma venda de Clouts de $ 12 milhões de dólares.

Nos últimos dias, também, vimos um grande volume de vendas de Creator Coins seguido por uma venda massiva de Clouts.

Suspeitamos que essas baleias especularam sobre a queda no valor do Clout que a listagem da Coinbase pode causar.

Entre 10 e 23 de agosto, o volume de vendas de tokens de criadores foi mais de 3 vezes o volume de compras: $ 4,5 milhões em vendas contra $ 1,4 milhão em compras.

Na verdade, é mais do que provável que uma das condições exigidas pela Coinbase pela listagem do Clout seja que o preço do Clout seja definido pelo mercado de oferta e demanda e não seja suportado pelo Bitclout. No entanto, muitas pessoas acreditam que o Bitclout Core Team estava apoiando o valor do Clout para evitar que caísse abaixo de $ 100, o que poderia ter assustado os membros.

Com o fim ou a redução deste suporte (o mecanismo clássico do qual seria manter um pedido em $ 100 pela tesouraria do Bitclout, (embora @diamondhands negue ter intervindo), o Clout agora encontrará gradualmente seu valor real de mercado .

O CLOUT EM $ 50 ANTES DA LISTAGEM NA COINBASE?

Até onde o Clout pode descer?

@MarioNawfal disse esta semana: Venho dizendo há semanas que o preço real do Bitclout com base em métricas financeiras é de US $ 50–80.

Após um mês de estabilidade em US $ 100, o Clout caiu drasticamente. Gráfico: CoinMarketCap.

@Krassenstein também mencionou o valor de $ 50: O site Bitclout fixou o piso em $ 50 agora em vez de $ 100.

Ele pediu esclarecimentos a @diamondhands.

@Krassenstein: Ouvindo da comunidade, acho que uma grande questão que as pessoas querem que seja respondida é se um piso artificial foi colocado a US $ 100 e, em caso afirmativo, alguém sabia? Alguém sabia que este piso seria removido em um momento específico? Houve algumas grandes vendas pouco antes do piso quebrar. As vendas causaram a quebra do piso ou o anúncio da remoção do piso causou as vendas?

@diamondhands respondeu que não havia piso artificial:

Boa pergunta. Não podemos ter certeza, mas acho que muitas pessoas estavam comprando CLOUTs de US $ 100. Eu mesmo comprei muitos deles por esse preço, além do que vinha de Gringotes [Nota do editor: Gringotes é a tesouraria do Bitclout ?]. Porque pensei e ainda acho que é um preço muito baixo. Sem dúvida nada coordenado da minha parte. Não conto a ninguém quando compro (e não vendi um único CLOUT).

O preço do Clout, portanto, teria permanecido estável em $ 100 por um mês de uma forma completamente natural. Inédito para uma criptomoeda! Esse “esclarecimento” não convenceu a todos.

Sabemos que a Equipe Central inflou artificialmente o preço das Moedas do Criador « reservadas” (veja abaixo), então por que eles não inflaram o preço da Clout? Tudo isso são especulações, mas a opacidade que cerca o gerenciamento da plataforma só pode alimentar essas dúvidas.

APESAR DOS “ESCLARECIMENTOS” DO DIAMONDHANDS, A OPACIDADE CONTINUA

Mês passado, pretendíamos dedicar a edição 002 do Cloutzine às causas da variação do preço do Clout e à distribuição do volume total do Clout entre a população do Clout. Tivemos que renunciar a este artigo porque nenhuma das pessoas que contatamos nos forneceu as informações necessárias. A impressão que tivemos foi de que o assunto era politicamente incorreto.

Hoje as dúvidas estão surgindo até mesmo em @BitsTODAY que até agora sempre teve o cuidado de não criar ondas.

Leia a excelente edição especial intitulada: BearClout: Playing Devil’s Advocate.

Portanto, vamos tratar do assunto de qualquer maneira, apesar da falta de informação, sob o risco de dizer coisas incorretas. E se dissermos algumas, ficaremos felizes em corrigi-las se a informação real acabar aparecendo. A falta de transparência é, de fato, o próprio assunto deste artigo.

Uma falta de transparência que parece estrutural. Tudo começou desde o início do projeto com a escolha do fundador e da equipe de diretores para o anonimato. Sem nomes, apenas pseudonimos.

Isso poderia ser anedótico se o detalhamento da moeda de pré-lançamento tivesse sido publicado de forma transparente, mas não foi.

Onde está a maioria dos Clouts? Nenhuma informação.

Claro, como tudo está em um blockchain público, o explorer nos permite ver todas as transações / eventos que aconteceram no BitClout desde o início. Tudo.

Mas esses dados são visíveis apenas para os desenvolvedores e parece que não há vontade de tornar públicas algumas dessas informações, como a repartição do Clouts.

A MAIORIA DOS CLOUTS NAS MÃOS DE ALGUMAS BALEIAS?

Um programador chamado @Shiro explorou os dados da gênese do Bitclout e tornou essas informações públicas.
Infelizmente, como sua atitude era muito antagônica em relação ao chefão do Bitclout, e o objetivo de Shiro era provar que o Bitclout era um golpe (o que não é o caso deste artigo), esta informação não recebeu nenhum feedback no Bitclout e permaneceu mais ou menos “confidencial” no Twitter.

Shiro estava prometendo novas revelações, mas ele parou de postar após este longo tweet.

Em um extenso artigo publicado no Twitter no dia 26 de março, @Shiro explica em 30 pontos a mineração de Clouts, sua distribuição, a criação de contas “reservadas” e sua inflação artificial:

  • MINERAÇÃO DE 8 MILHÕES DE CLOUTS
    Em 18 de janeiro, 8 milhões de Clouts foram minerados [$ 560 milhões em valor atual, a $ 70 / Clout. Esse valor chegou a US $ 1,5 bilhão em junho, quando o valor do Clout subiu para US $ 190].
  • DIVISÃO DOS CLOUTS ENTRE 482 CONTAS
    Este montante foi distribuído em 482 chaves / contas públicas. A distribuição não foi feita de maneira uniforme. Algumas contas receberam 100.000 Clouts, enquanto outras receberam apenas 0,00001.
    A distribuição dos Clouts foi realizada por duas contas nomeadas @master et @merlin.
    As transações mostram que @master foi usado principalmente para distribuir Clouts para perfis de influenciadores, que eram então automaticamente usados ​​para comprar seus próprios tokens. O trabalho de @ Merlin era dar 0,00002 Starter Clout para cada novo usuário registrado — para pagar “dispesas de gasolina” para simples ações como atualização de perfil ou postagem.
  • CRIAÇÃO E INFLAÇÃO DE 15.000 CONTAS COPIADAS NO TWITTER
    Em 1º de março (18 dias antes do lançamento ao público), foram registradas 57.784 transações.
    Essas transações consistiram principalmente em: BASIC_TRANSFER, UPDATE_PROFILE e CREATOR_COIN.
    Neste estágio inicial, todas essas chaves vazias passaram por 4 transações:
    - cada conta recebeu um pouco de Clout para “gasolina”
    - cada conta usou este valor inicial para atualizar o perfil emprestado no Twitter
    - cada conta recebeu uma quantia maior
    - cada conta gastou essa quantia para comprar seu próprio token.
    Essas operações foram repetidas 15.000 vezes para os 15.000 perfis de influenciadores “reservados” no BitClout.
    No dia 11 de março, cada perfil recebeu uma quantidade maior, variando de forma arbitrária, para que pudessem adquirir mais do seu próprio token.
  • Os principais detentores de tokens dos Criadores de maior valor são, em sua maioria, contas da Genese do Bitclout ou contas que receberam Clouts pré-minerados dessas contas da Genese.
    As contas da Genese que atualizaram seus perfis são em sua maioria investidores e membros da administração (incluindo mineradores).

No final de seu artigo, Shiro prometeu atualizar este tópico mais tarde com mais informações, especialmente em relação à avaliação de preço do Clout:

- como eles lidam com as transferências de perfil (SWAP_IDENTITY)
- como BITCOIN_EXCHANGE funciona e quantos Bitcoins foram convertidos em Clout
- como é avaliado o preço do Clout
- e “algumas outras coisas interessantes”.

Infelizmente, Shiro interrompeu misteriosamente todas as postagens em sua conta do Twitter após essas primeiras revelações.

A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA

Sabemos que hoje existem 10,6 milhões de Clouts em circulação. Não sabemos a sua distribuição, mas podemos imaginar, dada a distribuição de 8 milhões de Clouts entre 482 contas, que a maioria dos Clouts é detida por um punhado de grandes detentores de títulos que adquiriram esses Clouts quando o seu valor era mínimo — na ordem de alguns dólares.

Essa concentração de Clouts em poucas mãos não é saudável e não estimula a confiança dos futuros investidores.

Seria bom que os administradores do Bitclout fizessem a transição para mais transparência sobre a distribuição de Clouts, mas também para um processo de redistribuição.

Esse processo começou no mês passado com a campanha Million Dollar Week de @MárioNawfal, que prometeu investir US $ 1 milhão por semana em contas ativas de criadores. Esta campanha despertou entusiasmo renovado e elevou a curva de atividade na plataforma (veja o diagrama abaixo). Infelizmente, esses investimentos cessaram abruptamente depois de alguns dias e a curva tornou a se achatar até o fundo.

A campanha Million Dollar Week de @MárioNawfal em julho chegou a uma parada brusca depois de alguns dias e houve uma queda considerável que se mantém nesse nível conforme mostra o gráfico.

QUAIS SERÃO OS EFEITOS DA LISTAGEM NA COINBASE?

Os influenciadores do Bitclout estão entusiasmados com os prováveis ​​efeitos da listagem na Coinbase.

@MarioNawfal: Normalmente, tal listagem é um grande impulso para uma moeda, pelo menos quando é anunciada publicamente.

@Krassenstein : A queda de preço do Clout pode ser dolorosa agora, mas esta ação é provavelmente saudável para o futuro da plataforma.

A Coinbase teria sido louca em listar o Clout se seu preço não fosse 100% baseado na oferta e demanda.

Uma listagem na Coinbase será enorme para o Bitclout. Sem querer minimizar a listagem no Blockchain, a Coinbase faz cerca de 70 vezes o volume diário de transações criptográficas do Blockchain. [nota do editor: Coinbase tem 56 milhões de usuários].

O fato de a Coinbase atualmente operar um nó BitClout me faz pensar que o BitClout poderia ser integrado ao Coinbase de várias maneiras além de apenas ser negociado na Coinbase.

🚀 Você pode imaginar o que aconteceria com o preço do Clout se eles fizessem isso?

🚀🚀 Você pode imaginar com que rapidez os NFTs do Bitclout atingiriam a massa crítica se a Coinbase os listasse em seu site em um novo mercado?

🚀🚀🚀 Você pode imaginar o que aconteceria com essa plataforma se a Coinbase integrasse a mídia social em seu intercâmbio, usando nosso blockchain?

O futuro é emocionante! , conclui Krassenstein.

AS AVENTURAS DO AL CLOUTONE

Al Cloutone decidiu negociar alguns diamantes antes de listar na Coinbase.

@AlCloutone é um novo personagem criado por @PhilippeMeunier.
O NFT esta disponivel aqui.

A VIDA FRENÉTICA DO MISTER CLOUTER

Os desenhos de Mister Clouter estão disponíveis em NFT no @MrClouter.

SEGUE NO PRÓXIMO NÚMERO!

Esperamos que você tenha gostado desta 4ª edição. Invistam no @CloutZine.!

Editor e desenhos: @PhilippeMeunier

CloutZine também está publicado no Couters.net.

--

--

DeSo News - pt

A revista Bitclout em português 🇵🇹🇧🇷, de Ph. Meunier. In English 🇱🇷: https://desonews-en.medium.com/. En français 🇫🇷: https://desonews-fr.medium.com/